Planejamento da Contratação e Formação de Preços para Aquisição de Bens e Materiais e Contratações de Serviços em Conformidade com a IN SEGES/ME Nº 65/2021 e a Lei De Licitações Nº 14.133/2021

Detalhes do curso

A fase do planejamento vem sendo considerada a mais importante do processo de contratação, pois é neste momento em que se define a necessidade da administração, a escolha da melhor solução para atender o interesse público, a especificação do objeto, a forma de execução e de fiscalização do contrato, os eventos de risco que podem interferir no alcance dos objetivos estabelecidos, e também ao custo estimado da contratação.

Sobre esse último tópico – a pesquisa de mercado e estimativa de preços –foi criada a Instrução Normativa 65 de 2021 que dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nos termos da Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14.1332021.

Nesse contexto, é importante a capacitação dos servidores públicos quanto aos temas que serão abordados no presente curso - O Planejamento da Contratação e a Formação de Preços para bens, materiais e Contratações de Serviços.

 

O que será abordado neste curso:

  • Introdução a nova Lei de licitações e contratos nº 14.133/21;
  • Estudo Técnico Preliminar (ETP);
  • Termo de Referência, Projeto Básico ou Anteprojeto;
  • Termo de Referência e
  • Pesquisa de Preços;

O curso tem como objetivo qualificar os servidores públicos envolvidos com as compras governamentais, familiarizando-os com as “novas diretrizes” estabelecidas pela legislação, notadamente o Planejamento da Contratação (Estudos Técnicos Preliminares, Gerenciamento de Riscos), bem como as orientações emanadas da Corte de Contas acerca da pesquisa de mercado e estimativas de preços para as compras e contratações públicas.

Servidores públicos que trabalhem nas áreas de compras, Membros de comissões de licitação, pregoeiros, Membros da comissão de planejamento de compras, Gestores e Fiscais de Contratos, assessores jurídicos, procuradores, bem como profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação e contratos da Administração Pública e demais interessados no assunto.

  • Treinamento realizado em 02 dias
  • Carga Horária Total: 16 horas de capacitação

HORÁRIOS:

  • Período da manhã das 08:00 às 12:00
  • Período da tarde das 13:30 às 17:30

  1. Apostila do curso exclusiva com conteúdo específico disponibilizado totalmente online, enviada ao participante através de e-mail;
  2. Acesso a Plataforma virtual de ensino durante toda a duração do curso;
  3. É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia;
  4. Cada senha de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. A senha não deve ser compartilhada;
  5. Acompanhamento de monitor em sala para melhor atender os participantes, durante todo o treinamento;
  6. Será disponibilizado um Grupo de WhatsApp por 15 dias, para que todos os participantes possam tirar suas dúvidas;
  7. Certificado digital válido por todo Brasil e disponível em nosso site por tempo indeterminado, com conteúdo programático e carga horária;
  8. Replay – As aulas poderão ser assistidas por até 30 dias após sua realização; mediante cadastro no sistema e autorização pela Licidata para o acesso (só será liberado o acesso aos alunos que participaram do treinamento)

Lúcio Antônio Frezza Costa

Pós-graduação em Direito Público
Professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), professor da Escola de Ead/PGR/MPF (Ministério Público Federal), professor/instrutor do MPT (Ministério Público do Trabalho), e professor colaborador em diversas Instituições (MCTI, BNB, CNPQ, MPDFT, etc) ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais.

Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista, pela Faculdade Processus e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal.

Com experiência na área de Convênios, Licitações e Contratos Administrativos, atuou no Controle Interno do MMA, na Consultoria Jurídica do MPDFT, e na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral do Trabalho.

Atualmente é servidor público, analista do Ministério Público da União/Apoio Jurídico/Direito com lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU.

Participou dos Eventos Online e Ao Vivo: Semana de Capacitação em Excelência para a Aquisição Pública, 40hrs de Capacitação, realizado em agosto/2020, Seminário – Semana Nacional da contratação pública com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos – Completo pela Licidata Cursos, 35hrs de Capacitação, realizado em agosto/2021, Semana Nacional de Capacitação em Excelência para a Aquisição Pública – Atualizado com a nova lei de licitações e contratos nº 14.133/21, 40hrs de Capacitação, realizado em novembro/2021, além de ministrar vários treinamentos pela empresa.

Envio de Nota de Empenho/Ordem de Serviço ou Autorização de Fornecimento, com posterior pagamento em uma das contas bancárias indicadas.

 

Dados da empresa

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de:
INSTITUTO LICIDATA TREINAMENTOS LTDA.
CPNJ: 48.941.653/0001-00

 

Banco Bradesco

Agência: 5750-9
Conta: 477725-5

 

Banco do Brasil 001
AGENCIA 0009-4
CONTA 489.843-5

 

Para o mercado privado, outras opções de pagamento estarão disponíveis, como: Boleto, Transferência bancária ou Depósito e Cartão de Crédito (2x sem juros)

Descrição

O planejamento da contratação como novo paradigma na Administração Pública

• A importância do planejamento da contratação

• Planejamento como dever político e jurídico

• Governança nas aquisições públicas

• Planejamento da Contratação x Planejamento da Licitação

• Planejamento Estratégico Institucional: Setores requisitantes? Contratos a serem firmados? SRP ou adesões? Limites Orçamentários?

• O Plano de Contratações Anual estabelecido no Decreto nº 10.947, de 25/01/2022 e o Sistema PGC (Administração Federal)

• Portaria SEGES/ME 938, 02/02/2022 – Catálogo eletrônico de padronização.

• O rito de planejamento da Contratação nos termos da IN 05/2017: (ETP, GR, TR/PB)

• Possibilidade de supressão de etapas

• Providências iniciais

• Documento de formalização da demanda

• Indicação e nomeação da equipe de planejamento

• Atribuições da equipe de planejamento

• Estudos Técnicos Preliminares e o sistema ETP Digital estabelecido pela Instrução Normativa nº 58, de 08/08/2022

• Conteúdo mínimo dos relatórios que materializam os estudos técnicos preliminares

• Identificação da necessidade e levantamento de mercado para identificação da melhor solução existente

• Definição do objeto como solução apta a prover a necessidade da Administração

• Dimensionamento da demanda; estimativa da quantidade de serviços a contratar e do custo correspondente (a obrigatoriedade do orçamento estimado nas contratações)

• Análise e gerenciamento de riscos da contratação

• O que é análise de riscos e qual a sua finalidade nas contratações públicas?

• Atividades a serem desenvolvidas na análise de riscos

• Mapa de riscos

• Atualização do mapa de riscos

• Riscos relevantes nas contratações Públicas

• A obrigatoriedade de elaboração do Termo de Referência

• Quem deve elaborar e aprovar o termo de referência? Como a Lei 14.133/2021 disciplina o tema.

• A segregação de funções nas Licitações e Contratos Administrativos


 

Principais falhas na elaboração da Pesquisa de preços à luz do entendimento do TCU.

• Quais as finalidades da pesquisa de preços?

• Definições Orçamentárias e Financeiras

• Estimativas da Contatação estabelecidas pelo artigo 23 da Lei 14.133/2021

• Orçamento Sigiloso

• Quando e como fixar e divulgar valor estimado e preço máximo?

• A Nova lei de Licitações – Lei 14.133/2021 x pesquisa de preços

• Sistema de Registro de Preços x pesquisa de preços

• Pesquisa de preços X participação de ME, EPP

• Justificativas de Preço, Estimativas de Preço e Pesquisas de mercado,

• Instrução Normativa 65/2021 Min. Economia – parâmetros para pesquisa de preços no contexto da NLLC

• Fontes admissíveis e preferenciais para pesquisa de preços;

• Fontes idôneas para a pesquisa de preços. Qual o mínimo de fontes?

• Meios de pesquisa e documentação;

• Limites e parâmetros para utilizar preços de outros contratos, inclusive próprio, para embasar novas licitações;

• Pesquisa in loco, correspondência eletrônica, internet e por telefone: é possível?

• Quais as principais falhas na elaboração da pesquisa de preços segundo a jurisprudência do TCU?

• Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;

• É necessária a pesquisa de preços para os serviços continuados?

• Publicidade x pesquisa de preços

• Pesquisa de preços nas contratações diretas