Contratação Direta de Acordo com a Lei 14.133/2021 - Procedimentos Auxiliares (Credenciamento, Pré-qualificação, Registro De Preços, Entre Outros)

Detalhes do curso

O curso propicia aos participantes o estudo aprofundado dos Procedimentos Auxiliares previstos no art. 77 da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Tais ferramentas têm relevância nas licitações e nas contratações diretas no regime geral implantado com a Lei nº 14.133/2021.

Capacitar e atualizar servidores públicos que atuam nas compras públicas e licitações, assim como na gestão de contratos, promovendo o conhecimento necessário para atender todas as formalidades legais para a contratação em licitação com transparência e a segurança necessária. A contratação sem licitação fora das previsões legais é crime e o conhecimento desta exceção ao dever de licitar é essencial para o bom andamento da Administração.

Gestores, Assessores Jurídicos, Pregoeiros, Equipe de Apoio, Membros de Comissão de Licitação, Responsáveis pela fase interna da licitação e demais profissionais envolvidos nas compras pública.

  • Treinamento realizado em 02 dias
  • Carga Horária Total: 16 horas de capacitação

HORÁRIOS:

  • Período da manhã das 08:00 às 12:00
  • Período da tarde das 13:00 às 17:00

•⁠  ⁠Apostila Exclusiva: Conteúdo específico disponibilizado de forma online e enviada diretamente ao participante por e-mail.
•⁠  ⁠Acesso à Plataforma Virtual: Disponível durante todo o curso para consulta de materiais e recursos adicionais.
•⁠  ⁠Política de Privacidade: É estritamente proibida a captação de áudio ou vídeo das aulas e seu compartilhamento por qualquer meio.
•⁠  ⁠Acesso Individual: Cada senha de acesso é única, garantindo direito a apenas um acesso e certificação, sendo vedado o compartilhamento.
•⁠  ⁠Monitoria Dedicada: Um monitor estará disponível em sala virtual para dar suporte aos participantes durante o treinamento.
•⁠  ⁠Grupo de WhatsApp: Disponível por 20 dias para tirar dúvidas e reforçar o aprendizado entre os participantes.
•⁠  ⁠Certificado Digital: Válido em todo o Brasil, contendo o conteúdo programático e a carga horária, acessível por tempo indeterminado diretamente no site.
•⁠  ⁠Replay das Aulas: As gravações poderão ser acessadas por até 30 dias após o curso, mediante cadastro e autorização prévia pela Licidata. Disponível apenas para participantes efetivos.

Doutor Cléo Fortes Junior

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização nas áreas de Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Metodologia do Ensino à Distância. Além disso, é advogado inscrito na OAB/SC e possui vasta experiência acadêmica e prática.

Formação Acadêmica e Profissional:

  • Pós-Graduado em Direito Tributário
  • Pós-Graduado em Metodologia do Ensino à Distância
  • Pós-Graduado em Direito Administrativo
  • Pós-Graduado em Direito do Trabalho
  • Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais
  • Professor Universitário, atuando em diversas instituições de ensino superior
  • Professor de Processo Administrativo nas Pós-Graduações do Grupo PLATOS/COGNA

Obras Publicadas: é autor de obras relevantes no campo do Direito e Licitações, incluindo:

  • Processo Administrativo (PLATOS Soluções Educacionais S.A., 2021)
  • Questões para uma Capacitação em Licitações
  • A Antinomia entre o Princípio da Isonomia e as Finalidades Legais da Licitação
  • Lei de Licitações, Pregão e Legislação Complementar

Carreira Profissional:

  • Sócio Administrador Escritório de Advocacia;
  • Palestrante com mais de 10 anos de experiência em treinamentos e capacitações, tendo capacitado mais de 5 mil servidores públicos
  • Atuou como Assessor Jurídico Municipal, Presidente de Comissão Permanente de Licitações (CPL), Presidente de Comissão Especial de Licitações para Obras e Serviços de Engenharia, e Pregoeiro

Participação em Capacitações e Eventos:
Dr. Cléo Fortes Junior tem sido um importante colaborador nos cursos de capacitação promovidos pelo Instituto Licidata, onde participou como palestrante e instrutor, especialmente em treinamentos sobre licitações e contratos administrativos. Sua experiência prática e acadêmica oferece uma contribuição significativa no desenvolvimento de profissionais da área pública.

Com uma carreira sólida e reconhecimento nacional, Dr. Cléo continua a ser uma referência no ensino e prática do Direito Administrativo e Licitações, tanto no setor público quanto no privado.

Envio de Nota de Empenho/Ordem de Serviço ou Autorização de Fornecimento, com posterior pagamento em uma das contas bancárias indicadas.

 

Dados da empresa

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de:
INSTITUTO LICIDATA TREINAMENTOS LTDA.
CPNJ: 48.941.653/0001-00

Banco Bradesco 237
Agência: 5750-9
Conta: 477725-5

Banco do Brasil 001
AGENCIA 0009-4
CONTA 489.843-5

Para o mercado privado, outras opções de pagamento estarão disponíveis, como: Boleto, Transferência bancária ou Depósito.

Descrição

CONTRATAÇÃO DIRETA

1 Conceito de licitação

2 Obrigação constitucional de licitação

2.1 Previsão constitucional da contratação direta

3 Competência para legislar sobre contratação direta

4 Dever Legal de Licitar

5 Princípios aplicáveis á contratação direta

6 Instrução do processo de contratação direta

6 Formas de contratação direta

6.1 Dispensa

6.2 inexigibilidade

7 Licitação inexigível

7.1 Exclusividade

7.2 Profissional do setor artístico

7.3 Serviços técnicos especializados

7.4 Credenciamento

7.5 Aquisição e Locação de Imóveis

8 Dispensa de licitação

8.1 Por motivo do valor

8.2 por motivo do objeto

8.3 Por motivo da pessoa

8.4 Licitação deserta/frustrada

8.5 Por motivo de emergência


 

PROCEDIMENTOS AUXILIARES

Tipos de procedimentos

Necessidade de regulamento

 

CREDENCIAMENTO

3.1 Hipóteses

3.2 Regras

4 Pré-qualificação

4.1 Objetivo

4.2 Vigência

4.3 Edital

4.4 Apresentação de documentos

4.5 Bens e licitantes restritos

5- Procedimento de Manifestação de Interesse.

5.1 Conceito

5.2 Estudos

5.3 Ressarcimento ao vencedor

5.4 Não obrigatoriedade de contratação

5.5 hipóteses

6 – DO REGISTRO CADASTRAL


 

O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (SRP)

1 Conceito

2 Amparo Legal

3 A Regulamentação

4 O SRP e as Licitações Convencionais

5 Vantagens e Desvantagens

6 Condições Básicas

7 As Modalidades de Licitações Admissíveis

8 As Diversas Etapas da Implantação

9 A Ata de Registro de Preços

10 A Questão do Contrato

11 Os Preços

11.1 Repactuação de preços

11.2 Majoração de preços

11.3 Redução de preços

11.4 O Reajustamento

12 Preferência do beneficiário do registro

13 A obrigatoriedade do fornecimento

14 Participação múltipla no SRP

15 O cancelamento do registro